terça-feira, 9 de abril de 2013

João Baptista Borges


Quartel dos Bombeiros em 1978
João Baptista Borges, presidente da Câmara Municipal de Mirandela entre 1938 e 1946, é natural da freguesia de Avidagos.

João Baptista Borges era advogado e em 1961 residia no Largo do Toural, nº 5, em Mirandela. Nasceu no dia 3 de Junho de 1902 nos Avidagos e faleceu no dia 19 de Dezembro de 1984. Encontra-se sepultado no Cemitério de Mirandela. Era filho de José Benedicto Borges e de Bernardina Nogueira. 

Foi presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mirandela de 1954 a 1956. Corporação que, em 1914, foi instalada no Largo do Toural, nos baixos da Casa de José d´Araújo Leite (depois daquela que viria a ser a casa de João Baptista Borges).

2 comentários:

  1. Amândio de Jesus Agostinho6 de abril de 2014 às 14:28

    João Baptista Borges irmão da minha avó, tenho muito orgulho da minha família. Meu família importante da freguesia de Avidagos sem dúvida. Mas tenho de fazer aqui um reparo. Tem uma senhora, D. Amélia Vergueiro, (minha segunda madrinha, é que eu tenho duas madrinhas) não menos importante, que merece estar aqui nas figuras ilustres dos Avidagos. D. Amélia, foi muito influente na vida dos Avidagos. Para além de ser a zeladora coordenadora da igreja, e responsável por tudo o que está relacionado com a mesma. Foi também amiga de todos, ajudando em tudo o que podia e não podia, sem nunca pedir nada em troca. Também foi amiga de todas as mulheres, que a procuravam (e eram muitas, eu sou a testemunha). Foi confidente, conselheira, socióloga e psicóloga, e eu sei lá mais o quê. D. Amélia Vergueiro, foi um símbolo de Avidagos. Por isso, honra seja feita, merece estar aqui mencionada neste blogue como pessoa amiga e influente dos Avidagos. Quem não concordar faça o favor de dizer, e Porquê.

    ResponderEliminar
  2. João Baptista Borges, o meu SENHOR AVÔ, uma das minhas referências. O meu amor é tão grande quanto a minha saudade!

    ResponderEliminar