Monumento em sua homenagem em Vila Flor |
Joaquim Trigo de Negreiros nasceu em Longra, lugar da freguesia de São Ciríaco de Barcel, concelho de Mirandela, filho de Joaquim Trigo de Negreiros e de Cândida da Conceição de Sousa Azevedo (11 de Agosto de 1900). O seu nome consta da toponímia de Abreiro (Mirandela), Avidagos (Mirandela), Calheta (ilha da Madeira), Mirandela, Monte Real (Leiria) e Vinhais.
Durante a Presidência de Craveiro Lopes (1951-1958) foi Ministro da Administração Interna (Ministério do Interior).
Foi uma figura de grande influência no seu tempo. O Jornalista Rogério Reis que o conheceu, por muitos anos, escreveu um artigo em O Primeiro de Janeiro, de 1.4.1973, onde fez o elogio fúnebre do conselheiro Joaquim Trigo de Negreiros, apelidando-o de exemplo cívico de um grande paladino.
A Casa do Cruzeiro, na freguesia de Abreiro, é sua propriedade. Neste momento, habitam nela os seus herdeiros e mantém-se bem conservada.
Publicou:
– Crédito Agrícola;
– Assistência Social: Princípio e Realizações, Lisboa, 1949;
– Bragança: Da Terra e da Gente, Lisboa, 1949;
– Seara de Deus, Lisboa, 1956;
– Pensamento e Acção, Lisboa, 1957;
– A Ordem Jurídica e a Revolução, Lisboa, 1966.
Monumento à entrada do Hospital de Mirandela |
Faleceu na Casa de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, em Benfica, Lisboa, faz agora 40 anos (22 de Março de 1973); sepultado no cemitério público de Abreiro, em Mirandela (23 de Março de 1973); inauguração dum busto em sua honra na freguesia de Barcel; inauguração dum busto em bronze em sua honra em Vila Flor; inauguração do Centro de Dia Dr. Trigo de Negreiros, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela (1990).
Este monumento em bronze a evocar a memória de Joaquim Trigo de Negreiros, foi descerrado em 1956 à entrada do Hospistal de Mirandela, personagem que começou precisamente em Vila Flor a sua carreira pública e política.
Fonte: http://vilaflor.blogs.sapo.pt/
Bibliografia: Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses, de Barroso da Fonte
a man of high integrity and intelligence I remember him very well.
ResponderEliminar