segunda-feira, 8 de abril de 2013

Avidagos nas Memórias Paroquiais de 1758

Folha de rosto do inquérito
As Memórias Paroquiais de 1758 foram um inquérito realizado a todas as Paróquias de Portugal. Foi realizado em 1758, três anos após o Sismo de Lisboa de 1755, a mando de Marquês do Pombal. O inquérito estava dividido em três partes, sobre a povoação, sobre a serra e sobre os Rios.

Todas as partes terminavam com a recomendação: “E qualquer outra coisa notável que não vá neste interrogatório”. Era uma forma de captar outras particularidades da freguesia. A freguesia de Avidagos, como paróquia, também foi alvo deste inquérito, cujas respostas podem ser lidas aqui:



"Paróquia de Avidagos: Vigararia
Apresentação/Padroado: Reitor da vila de Lamas de Orelhão Arcebispado de Braga
Vila de Lamas de Orelhão

Em virtude da ordem que me foi intregue do Munto Reverendo Senhor Doutor Vigario Geral desta Comarqua, declaro e respondo aos iteis do memorial junto. 
2ª e 3ª página do inquérito
1. Esta fregezia hé da Provincia de Trás-dos-Montes e do Arcebispado de Braga Primaz, da Comarqua de Torre de Moncorvo, termo de Lamas de Orelham, fregesia de Sam Miguel de Avidagos. 
2. Hé do Infantado. 
3. Tem esta fregezia vezinhos noventa e hum, tem pessoas de sacramento dozentas e sessenta. 
4. Está situada esta fregezia em hurra serra donde se descobrem algumas povoaçois pequenas sem serem dignas de memoria. E a maior hé a vila de Vilas Boas, que dista duas legoas. E também se discobre huma alta serra onde se acha a capela cia Senhora ela Assumpssam, onde continuamente concorrem infinitas romeiras pelos muntos milagres e munto mais no dia ela Assunlpçam, em que se celebra sua festividade. Também desta freguzia se discobre outro alto pinhasco da Senhora de Popolo, que dista coatro legoas, onde vão muntas romeiras pelo giro cio anho a sua capela e grande concurso ele gente e feira na primeira Oitava do Espirito Santo. 
6. A paroquia desta fregezia está dentro do lugar ele Avidagos. Tem esta fregezia coatro lugares, Avidagos, Pereira, Carvalhal, Palorqua. 
7. Orago desta fregezia hé Sam Miguel. Tem a igreja três altares, hum do santo, onde está a tabernaculo do Santissimo Sacramento, que hé o altar maior, mais os dois altares colatrais, hum hé elo Santo Nome de Jezus, o outro de Nossa Senhora cio Rozario. 
8. O parocho desta fregezia hé vigario ad nutum confirmado. Hé aprezentaçam do reverendo reitor da villa de Lamas ele Orelham. Renderá cada hum anho sessenta mil réis. 
19. Tem esta fregezia três ermidas, hurra dentro do lugar de Levira, com a invocaçam ele Sanl Paio, outra dentro cio lugar de Carvalhal com a invocaçam cia Senhora das Neves, outra dentro do lugar de Avidagos com a invocaçam de Santa Anna e pertencem ao vigario da fregezia. 
13. Os frutos desta fregezia que os moradores recolhem em mais ahundancia hé trigo, senteio e azeite. 
16. Esta fregezia está sogeita as justiças da vila de Lamas ele Orelham, que he governada por juiz ordinario. 
20. Governa-se esta terra pelo correio que vem a vila de Murça de Panoia, distante desta fregezia três legoas, chega nas terças, parte nas coartas. 
21. Dista esta fregezia da cidade capital de Braga, cabeça (leste Arcebispado, vinte e hurra legoas e ela cidade cie Lisboa, capital deste Reino, sessenta e três. Nesta fregezia nam há mais coizas a que responder elas apontadas na copia que veio. E assim só se responde ao que se acha. E de tudo testemunham o reverencio Jerpnimo Cardozo de Morais, de Murça, Manoel Teixeira desta fregezia, Avidagos, de Março 8 ele 1758. O padre Jeronimo Cardozo de Morais. Manoel Teixeira. O vigario, o padre Antonio Nunes Ribeiro."

Bibliografia: IAN/TT, Memórias Paroquiais, vol. 5, memória 55
As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais, José Viriato Capela,
Rogério Borralheiro, Henrique Matos e  Carlos Prada de Oliveira: 2007.


Sem comentários:

Enviar um comentário