segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cançonetas Geográficas com referência a Avidagos


O Abade de Baçal recolheu ao longo da sua vida inúmeros testemunhos do poder criativo do povo como estas cançonetas que ora partilhamos com todos, assim como o cancioneiro bragançano.



Adeus, adeus, ó Freixeda
Três pontos de admiração:
O carrasco e a igreja
A pedrinha do pontão.

Adeus, adeus, ó Freixeda
Adeus, ó pedra redonda,
Onde se sentam as moças
Para ver passar a ronda.

Adeus lugar da Gouveia
Estás no alto, dá-te o vento:
Tens rapazes como cravos,
Raparigas que atormentam.

Adeus ó lugar das Múrias
Rodeado de oliveiras;
Tens rapazes como cravos
Raparigas como roseiras.

Adeus, adeus, ó Mirandela,
És bonita, tens que dar:
Raparigas ao convento,
Rapazes a namorar.

Mirandela, Mirandela,
Mira-a Bem e foge dela;
Quem Mirandela mirou
Em Mirandela ficou.

Dizem que a ponte de Mirandela
Tem dezassete olhais,
Ainda lhos contei ontem à noite,
São dezasseis, nada mais.

A ponte de Mirandela
Tem vinte e cinco olhais;
Contei-os ontem à noite
São dezoito, nada mais.

Nossa Senhora do Amparo,
Senhora de Mirandela;
 Hei-de pôr no teu altar
Velas de cera amarela.

No dia que eu casar,
Senhora de Mirandela,
Hei-de Pôr no teu altar
Velas de cera amarela

Meu coração anda a lanço
Na praça de Mirandela
Já não há quem lance nele,
Lança tu, minha donzela.

Adeus, adeus, ó lugar das Múrias,
Ó longe pareces uma vila,
Tens um cravo na entrada
E uma rosa na saída.

Adeus, ó lugar das Múrias,
Ó lado tens um ribeiro;
Ó que jardim tão belo,
Falta-te um jardineiro.

Adeus ó lugar das Múrias,
Quem te pôs o nome errou:
Estou tão afeitinho
Já de cá me não vou.

Adeus, ó lugar do Nabo,
Ó cimo tens um Lodão;
No meio está uma rosa,
Prenda do meu coração.

Adeus, adeus, ó Navalho
Semeado davas pão;
Já me deste alegria.
Agora dás-me paixão.

Paradela, Paradela,
Não há terra como ela
Andam a engordar as vacas
Para outros comerem a vitela.

Avidagos deu um tombo;
Ó Palorca tem-te lá;
Milhais é um brinquinho,
Sempre o foi e será.

Suçães é vale de rosas,
Bem se lhe pode chamar:
As rosas p´ra botica
A Suçães se vão buscar.

Sem comentários:

Enviar um comentário